UM BOM LUGAR
Quando, um dia, há muito tempo atrás, eu aceitei a árdua missão de dirigir um terreiro de Umbanda, estipulei uma meta a partir daí, que foi a de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento mediúnico dos adeptos e também à evolução espiritual de suas entidades, unicamente e exclusivamente através da prática da Caridade. Assim sendo, idealizei um terreiro aonde se pudesse gozar de um clima ameno, alegre e agradável para todos; por isso sempre me dispus a conciliar ânimos e opiniões, tão somente porque não poderia ser diferente. Afinal as pessoas precisariam se sentir bem na casa, para praticarem a Caridade em favor da Lei Maior – O amor ao próximo!
Dentro desta proposta sempre procurei as soluções mais adequadas para atender os interesses e as necessidades da maioria, ou seja, o que mais convém, não a todos, mas sim ao grupo como um todo; contudo, às vezes é muito difícil encontrar um ponto de semelhança entre pessoas de origens diversas, de formações distintas e de opiniões variadas. E que meio termo favorável seria este ponto de equilíbrio tão sonhado ? Hein ?
Difícil responder, né ? Portanto, sempre procurei resolver, na medida do possível, os conflitos de interesses e de opiniões, e quando isso não foi possível, tentei ao menos contornar estes problemas com o intuito de manter a harmonia da casa e prosseguir na minha missão de servir a Umbanda e a Deus na pratica do bem fazer ao próximo !
Todavia, reunir pessoas tão diferentes assim para se atingir todas juntas um único objetivo ou um fim de interesse comum não é uma tarefa das mais fáceis não, acreditem ! Portanto, se meu objetivo enquanto representante da Umbanda sempre foi a Paz e a Amizade entre meus filhos-de-fé, minha atitude não poderia ser outra a não ser agir de maneira a garantir os direitos da maioria e defender os interesses do Todo e não apenas de algumas de suas partes isoladas. Não é verdade ? E assim eu não agrado a todos, eu sei, mas isso já é querer demais, né?
Os médiuns, para os Pais ou Mães-de-santo, devem ser o objetivo central de suas atenções, dos seus cuidados e desvelos; porém, para conseguirmos merecer ou conquistar meios de bem-estar para todos igualmente se faz necessária uma ação em conjunto, porque só através do trabalho em grupo e do esforço coletivo é que poderemos adquirir melhorias na qualidade de vida para todos nós sem distinções ! Eu não faço nada sozinho!!!
Eu fico muito alegre e satisfeito quando posso constatar o surgimento ou o desenvolvimento do sentido coletivo e do espírito de cooperação entre os meus filhos-de-fé; pois é muito bom quando vejo, aqui em nossa casa, alguém buscando praticar a solidariedade para com seus irmãos, porque se é preciso praticar a Caridade, dando exemplo do nosso Amor ao próximo... que forma melhor de começar a fazer isso do que ajudando quem está mais perto de nós, hein? Afinal tudo que aprendemos de bom começa com os exemplos de dentro da nossa casa para o Mundo ! Não é verdade ?
Aí está o que sempre desejei para esta Casa, que ela fosse a segunda família para todos os filhos-de-fé ! Uma família como toda outra, com suas divergências, seus problemas, suas particularidades, porém uma família na qual cada filho encontrasse um refúgio, um abrigo ao qual ele pudesse recorrer em caso de precisão ! Eu ainda sonho com isso, mas quem sonha sozinho nunca realiza, pois precisamos uns dos outros para concretizar os nossos sonhos, então conto com meus filhos-de-fé nessa missão! Aviso logo, que será imprescindível uma relação de mutualidade entre as pessoas que tomarem parte nessa empreitada, uma relação de reciprocidade mesmo, ou seja, um irmão dando auxílio ao outro e recebendo em troca também, para atingirem juntos o tão sonhado Bem Comum ! E como começar ???
É muito fácil! Comece olhando para o lado e pare um pouco de olhar para o próprio umbigo... já é um bom começo! Pois, aqui nessa casa mesmo, você poderá encontrar muitas pessoas precisando da sua ajuda, fato que você nunca notou, pois estava muito preocupado em resolver seus pequenos problemas do dia-a-dia, coisas corriqueiras, enquanto que seu irmão lhe pedia socorro para coisas bem mais graves e inadiáveis! Acredite !!!
Lembre-se de quantas vezes você foi omisso e negou ajuda quando te solicitaram. Lembre-se de quantas vezes você poderia fazer mais pelo outro, mas não teve vontade ou coragem. Lembre-se de quantas vezes seu irmão expôs os problemas dele e você nem escutou direito nem ouviu, pois não te interessava! Mas lembre-se também de que a Fé sem Obras é morta e desta maneira você está deixando a sua fé morrer! E se é assim que esperas ser um servo de Deus, pode esquecer, pois você dispensa as graças de Deus quando se nega a praticar a Caridade!! Se for assim que você espera ser um membro de um grupo, esqueça, pois você escolheu ser sozinho quando se negou a ser solidário !
Lembre-se de tudo isto da próxima vez que disser : “Ah! Meu Deus o Senhor me esqueceu!” ou quando for criticar a Casa que te acolheu e que você escolheu para freqüentar!!! Assim você poderá encontrar mais que um lugar de convívio, ou seja, você encontrará um lugar para trocar com o outro! Afinal não é dando que se recebe? Hein ?
Aí é que está aquele ponto de semelhança entre todas as pessoas, isto é, todos nós precisamos de algo que só o outro pode nos oferecer! Esta é a maravilha da vida: o que mais nos aproxima não é um sinal de igualdade, não mesmo, mas sim as nossas carências particulares, pois sempre precisaremos uns dos outros como complemento, e na verdade só encontramos o que nos falta no que é diferente de nós, basta notar que o espelho só reflete nossa própria imagem e não interage conosco nem traz nada de novo a não ser as novas rugas!
É a relação de interdependência que cria uma maior integração entre os indivíduos de um grupo, isto é, aproxima as pessoas de forma intensa, pois cada um sabendo que pode contar com o outro numa hora de necessidade ou aflição, se sente mais seguro e mais à vontade para expor seus problemas e buscar soluções no grupo, o qual se torna seu porto seguro, assim todos retribuirão também ao serem solicitados a ajudar, pois se sentirão responsáveis pelo grupo!
Então, procure saber mais sobre quem está ao seu lado e se intere mais dos problemas que afligem os teus irmãos, pois não custa quase nada ajudar a resolver as urgências e emergências dos nossos irmãos, para termos nós também as nossas próprias carências atendidas, é muito pouco o que se dá pelo muito que se recebe! E só assim a nossa casa será um Bom Lugar para todos de verdade ! Conto com você, não me decepcione !!! Axé para todos !!!!
Babalorixá Marcos Omolomiá.